As férias do seu filho estão chegando, mas você vai ter que continuar indo ao trabalho, ou está com o orçamento apertado em tempos de crise econômica e seus filhos são muito ativos ou muito tímidos. Então, o que fazer com as crianças nos dias que elas vão passar em casa?
Para ajudar os pais nesta tarefa, no post de hoje nós trazemos 10 dicas para planejar as férias escolares das crianças sem perder de vista a diversão. Vamos lá?
1. Junte-se a outras famílias em que os pais também estão trabalhando
Inicialmente, se vocês conhecem famílias que estão passando pela mesma situação que vocês, uma dica é deixar as crianças em um sistema de revezamento, sob responsabilidade de cada família em determinados dias. Dessa forma, fica bem mais simples que cada família se organize e programe atividades para as crianças.
2. Planeje quanto poderá gastar com as atividades das crianças
Quando forem sair de casa com as crianças, é importante levar em consideração o valor em dinheiro que vocês poderão gastar com cada atividade. É importante colocar as contas em uma planilha para não errar. Para se esquematizar da forma correta, é necessário ter um Orçamento Pessoal/Familiar já montado, que possua sua real situação financeira. Procure envolver as crianças no planejamento das férias para começar a ensinar como se fazer um planejamento e ter noções de responsabilidade.
Outra dica importante é priorizar atividades que não tenham vitrines, lojas, painéis luminosos e praças de compras para evitar um rombo no orçamento.
3. Arrume o quarto das crianças com a ajuda delas
Você sabia que organizar os próprios objetos ajuda as crianças a terem mais responsabilidade e independência? Além de manter tudo organizado, é uma oportunidade para separar roupas que não servem mais e brinquedos que foram deixados de lado para serem doados para alguma instituição.
4. Aprenda origami
Que tal aprender origami? Neste site, você e seu filho poderão aprender como fazer origamis e conhecer a história dessa arte fantástiva. Explore e aprenda a fazer porta-lápis, um pavão, borboletas e outros itens que poderão servir de enfeites para o quarto do pequeno.
5. Pratique jardinagem
Normalmente, os pequenos que vivem em apartamentos raramente têm a oportunidade de ter contato com a terra. Por isto, procure a casa de um amigo ou parente que tenha um jardim, ou então faça um pequeno jardim dentro da área do apartamento. Peça para o seu filho escolher uma planta, flor ou tempero que goste e ensine-o a cuidar dele.
6. Monte um CD com as músicas prediletas da criança e dos pais
Um estudo realizado na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, com uma turma de 60 alunos, de 6 a 9 anos, em que 29 deles tinham contato com a música, mostrou que esse contato permite, entre outras desenvolturas, o desenvolvimento da memória. Então separe algumas horas para sentarem e escolherem suas músicas favoritas no papel e depois gravarem em um CD ou pen drive.
7. Crie uma pista de obstáculos
Monte um circuito de obstáculos para o seu filho dentro de casa ou no quintal, se a sua residência dispuser de um, ou se o clima ajudar. Vale tudo: cadeiras, montanhas de almofadas, sofá ou mesmo outras pessoas vestidas como monstros. Transforme os obstáculos em uma competição e marque o tempo de cada criança.
8. Construa pipas
Soltar pipas é uma diversão econômica, que garante diversão e muita alegria. Você pode estimular a criatividade do seu filho comprando materiais de diversas cores e texturas.
9. Visite museus, parques e praças
Aproveite o roteiro cultural da sua cidade e visite museus, parques e praças. Vocês não vão gastar muito e vai ser diversão e aprendizado garantido. Inclusive, algumas instituições possuem dias com entrada gratuita. Utilize a internet a seu favor para pesquisar.
10. Observe as estrelas
Quando o tempo estiver aberto, aproveite para observar as estrelas. Explique um pouco sobre Astronomia, a influência dos astros no nosso dia a dia e as lendas que permeiam o nome de cada estrela. Além disso, visite planetários e observatórios, que são programas ricos culturamente, interessantes e divertidos.
Viu como é possível garantir a diversão das crianças nas férias com medidas simples, de baixo custo e criativas? Siga essa lista de dicas e você vai manter seus filhos ocupados e entretidos mesmo eles estando em casa!
Comentários do Facebook