Ler é um ato que requer prática. Além de enriquecer o vocabulário, a leitura faz com que abracemos os mais variados pontos de vista existentes no mundo, sendo críticos em relação aos outros e, ao mesmo tempo, ajudando no processo de aprimoramento textual e intelectual. Acima de tudo, ler faz com que nos transportamos para novas dimensões e universos. Ler é entretenimento, cultura, e engajamento social. Seja acadêmico ou literário, o livro auxilia no desenvolvimento do caráter e da mente, já que proporciona um ato que é interpretativo, criativo e transformador.
Por isso, é preciso incentivar a leitura de livros na criação de nossos filhos e alunos. Neste post, você vai descobrir formas de incentivar a leitura de seus filhos, principalmente em uma era na qual há muito mais incentivo sobre práticas da leitura digital, com o uso do Kindle e Lev, e o formato tradicional é cada vez mais esquecido. Acompanhe!
Como incentivar a leitura nos dias de hoje?
Os nossos filhos precisam ter contato com o livro tradicional desde pequenos, de modo que a leitura seja vinculada como importante fator de aprendizagem e observação sobre o mundo, objetos, coisas, animais e pessoas. É cada vez mais essencial apresentar esses itens como forma de arte e de prazer para que a criança folheie e sinta o gosto da leitura. Por isso juntamos 5 dicas para ajudar você a criar esse incentivo:
1. Leia toda noite uma história para dormir
Sentar na cama e folhear, ler, representar com vozes, interpretar os desenhos e as falas das personagens faz com que a curiosidade infantil seja aguçada e cria um interesse maior pelas histórias presentes nos livros.
2. Se interesse pelo gosto do seu filho
Tente descobrir os assuntos que seu filho mais gosta, incentivando obras que sejam norteadas pelo tema para que vocês possam compartilhar opiniões e comentários sobre o livro e a história. Se seu filho não gostar de um livro específico, você precisa entender que não adianta forçá-lo. Gosta de videogame? Verifique se há livros sobre o jogo, e entre no mundo imaginativo da criança.
3. Respeite o ritmo de cada criança
Não pressione seus filhos para que eles leiam mais rápido a página ou a fala. A criança pode se sentir intimidada e desencorajada, fazendo com que ela perca o interesse e não queira voltar a ler.
4. Vá a bibliotecas e livrarias
O objetivo de ir a bibliotecas e livrarias é fazer com que seu filho entre em contato com os livros, buscando aqueles que acha interessante entre os demais, e experimente a história folheando as páginas e lendo os primeiros trechos.
5. Mostre as transposições de livro e mídia
Se um livro que seus filhos leram se transformou em filme, apresente à criança as diferentes leituras, para que entenda como uma obra cinematográfica pode ser diferente livro.
É possível que, mesmo que a criança goste muito de ficar brincando no smartphone, ela adquirirá um gosto pela leitura tradicional e virtual se o pai e a mãe estiverem engajados. A escola é um apoio fundamental nessa hora, e buscar um bom sistema de ensino, capaz de incentivar a leitura seja por meio da tecnologia ou no método tradicional, é importantíssimo.
E o melhor de tudo: assim, seu filho irá à escola com muito mais facilidade – e amor – pelo ato de aprender!
Pensando em escolas, vamos lembrar que, quando tiver de comprar o uniforme para os filhos você deve buscar uma loja que faça com que seu filho se sinta mais confortável dentro de uma sala de aula. Com lojas em Cotia e Barueri, a Ripio atende pais e gestores de escolas que procuram uniformes de altíssima qualidade!
Como você incentiva seu filho a ler? Conte pra gente nos comentários!
Comentários do Facebook