O uniforme escolar é uma peça que acompanha a criança e o adolescente durante toda sua vida escolar. Por ser usado diariamente e em locais dos mais diversos, as peças precisam ser conservadas em bom estado para que durem e permaneçam com boa aparência por bastante tempo. Os pais e os próprios estudantes podem cuidar bem dos uniformes por meio de atitudes simples para sua conservação.
Alguns cuidados com o uniforme são importantes porque é um investimento que os pais fazem, entre tantos outros ligados à educação dos filhos, como matrículas, mensalidades, material escolar e outros. E se os uniformes permanecerem em bom estado podem, inclusive, serem doados aos estudantes menores da mesma escola. Pense nisso!
Dicas de como conservar o uniforme dos seus filhos
1 – Ao comprar o uniforme, escolha sempre um número a mais no tamanho das peças. Criança cresce muito rapidamente e, assim, ela não perderá essa vestimenta em tão pouco tempo. Compre de três a quatro conjuntos. Eles serão suficientes para alternar as peças e permitir que elas sejam lavadas adequadamente. Se você não tiver lugar adequado para secar ou mora em regiões com clima muito úmido, compre de quatro a cinco conjuntos. As camisetas, shorts, bermudas, saias e calças compridas podem ser em maior número que os agasalhos.
2 – Na hora de lavar, secar e passar, se atente para as etiquetas da roupa, que geralmente dão as orientações do fabricante sobre como proceder. Se for possível, lave as peças à mão. Já na máquina de lavar, use a função “peças delicadas”. Não é recomendado deixar o uniforme de molho em alvejante. Se for preciso, use um tira-manchas de sua confiança. Outra dica sobre o uso de máquinas: nunca misture na mesma lavagem as peças claras junto com as coloridas. Umas podem desbotar, manchar as outras e adeus uniforme!
3 – Para as camisetas brancas, não use os produtos clorados com o objetivo de deixá-las mais limpas. Com o passar do tempo e as constantes lavagens, o cloro acaba deixando um tom amarelado nas roupas.
4 – Na hora de passar, quando houver estampas ou aplicações com o nome da escola, coloque do avesso. E não use a temperatura do ferro no máximo. Isto pode danificar as peças.
5 – Cuidado com as customizações. Antes de qualquer iniciativa neste sentido, consulte a escola sobre o que pode ou não fazer. Muitas vezes, os alunos dobram, ajustam, encurtam e até cortam certas peças e depois são obrigadas a inutilizá-las por conta das exigências da escola.
6 – Coloque nomes nas peças do uniforme dos seus filhos. Lembre-se que eles estarão num ambiente onde todos vestem a mesma roupa e o risco de trocas e confusões é alto.
7 – Oriente, também, seus filhos para que eles tomem cuidado com os uniformes. Claro que as brincadeiras, o sentar no chão e até chamar um colega puxando-o pela blusa são comuns na fase escolar. Mas, eles podem evitar o chão áspero e os locais mais sujos ou instrumentos pontiagudos. E quando eles chegarem em casa, peça pra tirarem o uniforme. Às vezes, é em casa que os uniformes são mais danificados.
8 – Por fim, guarde-os adequadamente, dobrando-os e colocando em gavetas arejadas.
Cuidar é educar
Se você seguir estas orientações e puder contar com a ajuda dos filhos para a conservação dos uniformes escolares, além de conservar essas peças, você estará transmitindo valores importantes para seus filhos, como cuidado, zelo, organização, higiene e disciplina.
Se você tem alguma técnica para conservação de uniformes, conte pra gente!
Comentários do Facebook