Se a alergia incomoda profundamente a vida de um adulto, imagine a de uma criança? Pais que possuem filhos com algum tipo de alergia sabem bem disso e sentem-se angustiados com o desconforto dos pequenos.
Principalmente quando as crises vêm à tona e pegam todos de surpresa, as dúvidas surgem: o que fazer, o que está causando alergia dessa vez e como aliviar os sintomas? Muitos pais infelizmente passam por isso.
As alergias infantis são bastante comuns. A rinite alérgica, por exemplo, acomete quase 20% da população geral no Brasil, sendo 33,4% crianças e 34% adolescentes. As alergias infantis mais frequentes são:
- Respiratórias: o pó e o pólen são facilmente inalados e transportados, podendo provocar reações alérgicas como rinite e asma. Espirros e irritação nos olhos são comuns em pacientes com esses diagnósticos.
- Alimentares: a mais habitual é alergia ao leite de vaca, e costuma iniciar-se quando o bebê começa a deixar de mamar. Outras duas muito comuns se referem a ovo e glúten.
O primeiro passo para lidar da melhor maneira com a alergia do seu filho é procurar um especialista para identificar principais cuidados e o tratamento ideal. Mas existem bons hábitos de alimentação e higiene que ajudam a evitar o aparecimento e o tratamento dessas alergias.
#1 Opte por produtos de composição neutra e natural
Escolha shampoos, sabonetes, desodorantes e hidratantes hipoalergênicos, com composição neutra e natural sempre que possível. Evite produtos que contenham cores ou cheiros fortes.
#2 Tenha cuidado com a borracha e o níquel
Substâncias muito comuns em acessórios femininos infantis e nas roupas, esses dois componentes costumam causar coceira e, até mesmo, feridas na pele das crianças. Evite o contato direto desses artigos com o corpo dos pequenos.
#3 Atente-se à poeira da casa
O pó acumulado nos móveis, nos pelos dos animais de estimação, nas roupas de cama e em outros locais da casa pode causar alergia ou uma crise intensa. Portanto, você deve arejar a casa diariamente e retirar a poeira com frequência. O aspirador de pó é extremamente útil nesses casos.
#4 Evite os ácaros
Mude os lençóis com frequência, higienize sofás, carpetes e cortinas da casa em períodos menores que de costume. Outra dica é usar colchões anti ácaros e evitar o uso de roupas de cama de tecidos sintéticos.
#5 Capriche na escolha dos alimentos
Antes de tudo, prefira alimentos saudáveis e frescos para as crianças. Os industrializados e ricos em corantes costumam causar mal estar e até mesmo alergia em alguns baixinhos. Leia sempre os rótulos dos alimentos para não correr o risco de oferecer um componente ou substância da qual a criança é alérgica.
#6 Tenha cautela na faxina
Os produtos de limpeza são ricos em substâncias químicas que podem causar reações alérgicas nas crianças. O cheiro forte e contato direto com a pele são perigosos, portanto, prefira fazer faxina mantendo o ambiente arejado e tome cuidado para que seu filho tenha o menor contato possível. Uma alternativa interessante é optar por produtos naturais para a limpeza.
Ser pai transcende qualquer tipo de sentimento ou responsabilidade. A insegurança é normal; mesmo querendo fazer tudo certo, os erros existem. Para saber como acertar mais, confira 39 dicas revolucionárias para pais com filhos em idade escolar
Comentários do Facebook