As luzes de Natal começam a se acender, promessas de ano novo entram para as mais diversas listas, as agendas do próximo ano ganham destaque nas papelarias. Esses sinais indicam que estamos fechando mais um ciclo. É hora de deixar para trás o que não foi bom, afinal, vamos começar uma nova jornada. E ninguém quer levar peso desnecessário na bagagem, certo?
A cada 365 dias vividos, contamos com a ajuda do calendário e da tradição para recomeçar. Nesse período, temos a oportunidade de refletir sobre o que pode ser melhor daqui pra frente e a grande vantagem é que teremos a chance de colocar tudo isso em prática.
No âmbito pessoal, é um ótimo momento para reunir a família e celebrar mais um ano compartilhado. Um dos maiores desejos dos pais é poder passar mais tempo com seus filhos.
Em pesquisa realizada pela Catho, 58,3% dos pais acha que não passa tempo suficiente com sua família, sendo que 34,9% gostaria de fazer mais passeios em família, 22,8% sente falta de estar presente em momentos importantes e 21,5% queria participar mais da educação dos filhos.
Que tal aproveitar essa virada de ano para unir ainda mais a família? Com dicas simples, esse será o primeiro objetivo riscado da lista de 2018.
Mais diálogo, por favor!
Para uma melhor convivência em família, é importante ouvir o outro. E quando falamos em “ouvir” não significa apenas escutar, mas entender o que a pessoa está dizendo. Estar presente no momento das conversas e prestar atenção no que está sendo dito parece simples, mas não é.
Muitas vezes, a gente está pensando apenas no que vai responder e esquecemos de colocar a nossa atenção na fala do próximo. Tente experimentar isso, você vai ver como a comunicação em família vai melhorar.
Tolerância 1000
Esse, provavelmente, será o grande desafio de 2018: conseguir conviver com pessoas que pensam diferente e respeitar suas opiniões. Muitos dos problemas de relacionamento podem ser resolvidos com uma boa dose de empatia e compaixão. Os princípios da comunicação não-violenta ajudam nesse processo e promovem mais harmonia no ambiente familiar.
Passeios ao ar livre
Segundo estudo publicado na revista Time, caminhar ao ar livre pode melhorar o humor e atrair pensamentos positivos. Além de proporcionar bem-estar e fazer bem para a saúde, esses passeios fortalecem os vínculos familiares.
Programe atividades como caminhadas, trilhas ou um piquenique no parque. As crianças vão amar! E os adultos também!
São momentos de qualidade que não custam nada, mas tem valor inestimável.
Unidos em volta da mesa
Seja em casa ou na mesa de um restaurante, compartilhar uma refeição é uma ótima oportunidade para estreitar os laços. Mais legal ainda pode ser reunir todo mundo para fazer um almoço e designar responsabilidades para cada membro da família: um fica responsável pela entrada, outro pelo prato principal ou sobremesa, um coloca a mesa e o outro prepara o suco.
Trabalho em equipe sempre aproxima as pessoas. Você vai ver como até a comida vai ficar mais saborosa.
Preparamos vários artigos para ajudar a fazer do ano que vai começar o melhor das nossas vidas.
Comentários do Facebook