Cada dia que passa, a tecnologia ocupa mais espaço em nossas vidas, trazendo informações, facilitando os contatos, agilizando tarefas diversas, como na hora de fazermos compras sem sair de casa, o que é ótimo! Porém, esta realidade também traz algumas preocupações, uma vez que fornecemos dados importantes para cadastros e efetivar pagamentos de assinaturas e compras, e o medo de sermos vítimas de fraude é uma realidade!
Como toda atividade, seja presencial ou online, existem riscos, mas com passos simples é muito fácil de minimizá-los e, pensando nisso, criamos esta lista com 5 dicas para que você esteja o mais seguro possível ao optar por fazer compras e pagamentos online!
Vamos a elas?
1 – Se informe sobre a loja ou site!
O primeiro passo para evitar ser vítima de fraude em compras e pagamentos online é estarmos bem informados sobre a loja ou provedor do serviço que estamos adquirindo. Isso não quer dizer que você deve apenas comprar em grandes lojas, mas que uma breve pesquisa na internet pode nos dar as informações que precisamos para decidirmos onde vamos comprar.
Faça uma busca com o nome da loja no Google, por exemplo, e fique atento a resultados em sites como Reclame Aqui, ou Procon, busque páginas da loja escolhida no Facebook e veja as avaliações e possíveis reclamações.
O boca a boca nunca foi tão eficiente como na era digital!
2 – Certifique-se de que o site é seguro!
A internet, de maneira geral, tem criado mecanismos para garantir a segurança dos usuários ao fornecer dados e efetuar pagamentos online, e é importante saber como reconhecer estes indicadores de segurança!
O primeiro ponto a observar é se, ao entrar no site, a URL apresenta o ícone de cadeado na cor verde, seguido da palavra “Seguro”, e, caso seja uma loja online, o endereço deve começar com HTTPS, não com o tradicional HTTP.
Caso deseje ainda mais segurança, você pode buscar a informação se o site possui o certificado SSL (Secure Sockets Layer) utilizando sites confirmem a existência deste certificado!
3 – Evite conexões de internet pouco confiáveis!
Talvez a maior porta para se tornar vítima de fraude ao fazer compras e pagamentos online seja utilizar uma conexão pública, como redes Wi-Fi de praças, cafés, ou em locais onde o acesso aos computadores seja feito por diversas pessoas.
Isso acontece pois, em conexões ou computadores públicos, é muito difícil garantir que você esteja navegando em ambiente seguro, possibilitando que suas transações sejam interceptadas e seus dados sejam expostos.
4 – Conheça outras formas de contato com a loja!
Nenhuma forma de comércio existe apenas online! Por mais que os negócios apenas aconteçam pela internet, um negócio precisa de um endereço, telefone e uma equipe para funcionar e, se estes dados não estão disponíveis facilmente, é um sinal de que não há grande interesse em se relacionar com os consumidores de forma direta.
Então, busque sempre verificar se o site fornece o endereço do escritório ou lojas físicas, telefone e email para contato, assim como CNPJ, que possam ser úteis em casos de problemas em sua compra.
5 – Mantenha seu antivírus instalado e atualizado!
Quando falamos de fraude online o primeiro suspeito é, normalmente, do fornecedor, mas nós também temos responsabilidade por nossos dados e ações. Por isso é sempre importante termos certeza de que a brecha para algum ataque não seja criada por nós mesmos!
É preciso lembrar que numa relação comercial, somos parte ativa do negócio e também podemos oferecer risco. E este é o ponto mais fácil de resolver, uma vez que depende apenas de nossas ações!
O que achou das dicas, foram úteis para você? Espero que, utilizando esses passos, sua experiência de compras online seja mais tranquila!
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