Quanto pesa a mochila do seu filho? Você já para parou para pensar nisto? Se ainda não, é bom começar a controlar o que a sua criança leva na mochila para que o excesso de peso não prejudique a saúde dele. De acordo com recomendação do Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia (Into), órgão ligado ao Ministério da Saúde, crianças que carregam mochilas muito pesadas correm o risco de sentir dores nas costas, desenvolver postura incorreta e apresentar desvios na coluna vertebral.
O peso exagerado das mochilas escolares ainda pode causar uma sobrecarga mecânica no corpo dos estudantes. Uma vez que, o material excessivamente pesado exige da criança um esforço além do que ela poderia suportar, o que pode trazer transtornos como estresse muscular e dores. Mas, como resolver este problema? No post de hoje, você vai encontrar dicas de como aliviar o peso das mochilas das crianças. Vamos lá?
Qual o peso máximo que uma criança pode carregar?
De acordo com o Into, o peso das mochilas não deve ultrapassar o limite de 10% do peso da criança. Por exemplo, uma criança que pese 22 kg não pode levar para escola uma mochila com um peso superior de 2,2 kg de material escolar.
Qual o tipo de mochila ideal?
Também é recomendado que os estudantes evitem carregar as mochilas somente de um lado do ombro, pois a carga fica distribuída na região central mediana do corpo, acarretando complicações futuras na coluna. Mesmo que eles optem por este modelo de mochila “tipo carteiro”, o ideal é alternar os lados. Outra recomendação do Into, é que a criança ou adolescente sempre opte por carregar a mochila nos dois ombros.
Para evitar definitivamente problemas na coluna, o ideal seria que as crianças e adolescentes levassem mochilas com rodinhas. Elas precisam ter alças com o comprimento adequado para que a criança não se abaixe e ande sem inclinar o corpo. Esta torção do corpo pode provocar consequências até piores do que as mochilas pesadas nas costas. Já para crianças menores, os médicos recomendam que as rodinhas sejam maiores para facilitar a transposição de obstáculos e evitar quedas.
Parceria entre pais, alunos e escola
Ações integradas entre pais, alunos e escola são eficientes para a solução do problema do excesso de peso nas mochilas. Veja, abaixo, algumas delas:
Ação fiscalizadora dos pais
Os pais devem ter uma postura fiscalizadora dos objetos que a criança leva para a escola. Pois, muitas vezes, o filho acaba carregando, por exemplo, livros, brinquedos e jogos que não são necessários na escola, aumentando assim o peso da mochila. Já as merendas, lanches e lancheiras não devem ser carregadas dentro da mochila, mas sim nas mãos.
Escaninhos nas escolas
Outra opção que pode ser disponibilizada pela escola é o uso de escaninhos ou armários individuais. Dessa forma, o aluno não precisará ficar carregando o material diariamente. Os fichários também podem ajudar. Ao invés de usar cadernos, que são mais pesados, a criança ou adolescente pode optar pelo uso de fichários com fichas soltas.
Comentários do Facebook