Já sabemos que escutar e apreciar uma boa música é uma das atividades mais estimulantes para o cérebro de um indivíduo adulto e da mesma forma, para o desenvolvimento do intelecto das crianças também.
A iniciação musical infantil entre bebês e crianças é, sem dúvida, um dos aprendizados mais agradáveis e divertidos.
É através da música, como forma de educação infantil, que há um estímulo intelectual, auditivo, sensorial, da fala e também motor, contribuindo ainda para o desenvolvimento de outras linguagens.
Um fator que serve como uma luva na educação para os pequenos!
E que, por isso, sua importância deve ser levada em consideração ao ser inserida na vida de seu filho. Acompanhe na nossa matéria e veja os benefícios proporcionados à criança.
Afinal, a música pode auxiliar no desenvolvimento infantil?
Bom, conforme citamos na apresentação, a música já vem sendo apontada como uma das atividades que mais impulsionam o desenvolvimento infantil.
Contribui para a integração entre o corpo e a mente de uma criança, sua criatividade e suas técnicas, e colabora também para a comunicação, facilidade de expressão, socialização e segurança emocional.
Estes são apenas alguns dos pontos positivos que a vivência musical pode trazer para o desenvolvimento infantil de uma criança.
Dessa forma, podemos então dizer que existem mais pontos positivos da educação musical? A resposta é sim!
Conheça os benefícios da música para as crianças
Com a música, a criança começa a se expressar de uma nova maneira e será perfeitamente capaz de se integrar ativamente na sociedade, pois além dos muitos benefícios que iremos citar, a música ajuda a alcançar independência das atividades habituais.
Listamos abaixo alguns dos principais benefícios que a iniciação musical pode despertar na vida de uma criança. Veja:
- Estimula a socialização e capacidade de comunicação
- Melhora a coordenação motora, devido ao uso de uma série de novos movimentos
- Desperta estímulos à criatividade e à sensibilidade do pequeno
- Ajuda a criança no trabalho em conjunto
- Promove estímulos intelectual, auditivo, sensorial e motor
- Melhora a autoestima
- Facilita nas habilidades de aprendizagem do alfabeto e de ritmos
- Contribui para o desenvolvimento de outras linguagens
- Auxilia no estímulo da expressão corporal da criança ao adaptar seu movimento corporal aos ritmos de diferentes músicas, maximizando o controle rítmico do corpo do pequeno
- Com o treino e a prática, devido a uma ampliação de repertório, a tendência é haver mais estímulos ao cérebro da criança
- Estímulo também a áreas do cérebro não desenvolvidas habitualmente
Vale pontuar que uma criança que vive em contato direto com a música aprende a conviver melhor com outras crianças. Há a criação de uma comunicação mais harmoniosa e cheia de sensibilidade entre elas.
É absolutamente saudável. Além de formar adultos mais felizes!
Como vimos, a iniciação musical ajuda a melhorar muito a sensibilidade das crianças, além de sua capacidade de concentração, trazendo melhorias no processo de alfabetização e raciocínio matemático e, assim, potencializando sua memória!
Gostou do nosso conteúdo? Saiba mais então sobre Como comprar roupas ou calçados para crianças e acertar no tamanho!
Comentários do Facebook