Um modelo de ensino é um programa estruturado que pode ser usado para configurar um currículo, para projetar materiais de ensino e orientar um plano para a sala de aula de seus filhos. Uma vez que não existe um modelo capaz de lidar com todos os tipos e estilos de aprendizagem, não devemos limitar nossos métodos para um único modelo, atraente à primeira vista.
Ensinar a partir de uma perspectiva muito geral, é comunicar algum conhecimento, habilidade ou atitude e os elementos-chave de um modelo de ensino são:
- Foco: O que ensinar?
- Metodologia: Como ensinar?
- Avaliação: Como medir os objetivos alcançados?
Os principais métodos de ensino:
Método Tradicional
O modelo de transmissão ou perspectiva tradicional, vê o ensino como uma arte e o professor como um artesão, cuja função é explicar claramente e gradualmente seu conhecimento, com foco central na aprendizagem dos alunos. O aluno é visto como uma página em branco ou um copo vazio a ser preenchido, o centro das atenções na educação tradicional.
Dentro deste conceito educacional há duas abordagens principais:
- A primeira é uma abordagem enciclopédica, onde o professor é um especialista que domina a matéria à perfeição. O ensino é a transmissão de conhecimento do professor para o aluno.
- A segunda abordagem é abrangente, onde o professor é um intelectual que, logicamente, explica a estrutura da matéria e transmite-a para os alunos.
Em seu modo de transmissão e apresentação, o aluno adquire conhecimento derivado do conhecimento e da experiência prática do professor, que volta os seus conhecimentos para o ensino dos alunos.
Em resumo, neste aprendizado a perspectiva é a comunicação entre o transmissor (mestre) e receptor (estudante), tendo em conta a compreensão e a relação com o conteúdo.
Método Construtivista
O modelo de Construtivista concebe a educação como uma atividade crítica. Para o construtivismo, a educação não é uma simples transmissão de conhecimento, mas sim a organização de métodos de apoio que permitem aos alunos construir seu próprio conhecimento.
Esta teoria baseia-se principalmente em três autores: Lev Vygotsky, Jean Piaget e David P. Ausbel, que conduziram uma investigação do método da aquisição de conhecimento pela criança. Esse modelo pressupõe que o estudante precisa aprender e minimiza o papel do esforço e das funções cognitivas de memória na aprendizagem.
Este método, ao contrário do anterior, como o próprio nome sugere, considera que o aluno é quem constrói o seu conhecimento. O ensino é uma parte indispensável, mas é considerado um guia, que fornece ferramentas e permite que os estudantes ajudem no processo de construção de aprendizagem, mas não lhe dá as respostas, porque a ideia é que aluno interessado em descobrir, deve pesquisar técnicas ou materiais para ajudar durante seu tempo na escola e no seu processo de aprendizado.
Método Montessoriano
O método Montessoriano visa o desenvolvimento integral da criança e foi criado pela educadora italiana Maria Montessori no início do século XX em seu livro O método Montessori, publicado em 1912.
Este método educativo é caracterizado por enfatizar a atividade pedagógica dirigida para a criança com a observação clínica do professor. Esta observação destina-se a adaptar o ambiente de aprendizagem das crianças ao seu nível de desenvolvimento. O objetivo básico deste método é explorar o potencial de cada criança em um ambiente estruturado.
O método nasceu da ideia de ajudar a criança a obter um desenvolvimento integral e atingir o grau máximo de suas capacidades intelectuais, físicas e espirituais, trabalhando em uma base científica em relação ao desenvolvimento físico e mental das crianças. O método de Maria Montessori baseia seu trabalho sobre colaboração entre a criança e o educador. Assim, a escola não é um lugar onde o professor transmite conhecimento, mas um lugar onde a inteligência psíquica da criança irá se desenvolver através de um trabalho livre com materiais de ensino especializado.
Método Waldorf
O método Waldorf está enraizado na pesquisa espiritual e esotérico do filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) fundador da chamada “antroposofia”. Steiner não tinha experiência ou formação de professor, de modo que, seus princípios pedagógicos são baseados em transes místicos durante o qual consulta uma espécie de biblioteca mística universal da sabedoria que ele chamou de “Akashic record”.
De acordo com a filosofia de Steiner, o ser humano é uma individualidade de espírito, alma e corpo, com capacidade de desdobrar-se em três estágios de desenvolvimento de sete anos cada até chegar a maturidade: em primeiro lugar de 0 a 7 anos, 7-14, e 14 a 21. O mesmo professor é o responsável pelos alunos durante todo o estágio.
Os primeiros sete anos são baseados na imitação natural como um meio de aprendizagem, o segundo estágio na imaginação e na arte e o terceiro na pesquisa de verdade e da realidade. O currículo foca no ensino das ciências humanas, artes e ofícios, arte dramática, língua estrangeira e educação física.
E você? Que método prefere para a educação dos seus filhos? Comente!
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Oração
Ola. Obrigado…Eu realmente aprendi muito.
Oração
Ola. Obrigado…Eu realmente aprendi muito.