Qual pai nunca ficou preocupado com o peso ou a altura do filho? Será que ele não está muito magro? Ou não deveria ser mais alto nessa idade? Embora cada criança tenha o seu ritmo, sabemos que todas devem alcançar certos marcos do desenvolvimento dentro do tempo esperado. Mas quais são esses marcos e como os pais podem identificar quando há algum problema com o seu filho?
A preocupação é válida, principalmente quando falamos sobre peso. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% das crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos têm obesidade atualmente. No post de hoje, vamos tentar ajuda na questão peso e altura. Confira!
# Peso e altura da criança/adolescente
O primeiro ponto a que você precisa ficar atento é que o peso e a altura ideal de uma criança ou adolescente varia conforme a sua alimentação, as atividades físicas que pratica e até mesmo sua genética individual.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu as Curvas de Crescimento, que ajudam a medir, monitorar e avaliar o crescimento de todas as crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, independente da origem étnica, situação socioeconômica ou tipo de alimentação.
Com base nesses dados, é possível detectar problemas como desnutrição, sobrepeso, obesidade e condições associadas ao crescimento e à nutrição da criança. Aqui você encontra as referências para crianças de até 5 anos e nessa página, os números para crianças e adolescentes de 5 a 19 anos.
Com base nessas curvas, o Almanaque dos Pais criou uma tabela com o peso e altura média de meninos e meninas de até 12 anos de idade. Mas lembre-se: os valores informados são somente referenciais. Só um médico pode avaliar como está o desenvolvimento do seu filho.
Com base nessas curvas, o Almanaque dos Pais criou uma tabela com o peso e altura média de meninos e meninas de até 12 anos de idade. Mas lembre-se: os valores informados são somente referenciais. Só um médico pode avaliar como está o desenvolvimento do seu filho.
Também é importante estar atento ao Índice de Massa Corporal (IMC) das crianças, que mede se a relação entre peso e altura está adequada. O resultado dessa fórmula matemática pode indicar, por exemplo, se o seu filho está com peso adequado, se apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade. Além da análise do IMC, feita de acordo com a idade, leva-se em conta outros fatores, como estatura para idade, peso em relação à estatura e o peso em relação à idade.
# Como identificar se o seu filho tem o peso e a altura ideal
Depois de ler sobre esses índices, você deve estar se perguntando então como identificar o peso e a altura ideal para o seu filho. E a resposta é: só um especialista pode detectar e determinar isso. Meninos e meninas têm padrões de peso e altura diferenciados. Ou seja, pode ser que uma criança baixa e magra seja tão ou mais saudável que outra criança alta e robusta. Então se tiver alguma dúvida, converse com o pediatra da criança ou clínico geral do adolescente.
Comentários do Facebook