O momento propício – e recomendado por especialistas – para se aprender outros idiomas é mesmo durante a infância. Até porque é nesta fase que o cérebro dos pequenos se desenvolve mais rapidamente e, quando há, inclusive, um aumento das conexões neurais com a inserção de novos estímulos.
Assim, o importante aqui seria tornar as crianças interessadas desde cedo nessa prática, especificamente entre a primeira infância e os seis anos de idade. Já que é nesse período que eles estão altamente sensíveis aos idiomas e conseguem assimilar tudo mais rápido.
Mas quais os exatos benefícios de uma segunda língua para o desenvolvimento dos pequenos para o futuro?
Pensando nisso, trouxemos no nosso artigo as principais vantagens de um curso de idiomas para o desenvolvimento do seu filho desde cedo, e o papel dos pais durante todo o processo de ensino. Confira!
Por que é mais fácil a assimilação quando criança?
Estudos confirmam que o primeiro plano de desenvolvimento e assimilação do cérebro tem início no nascimento e vai até os 6 anos de idade de uma criança, sendo conhecido por ‘mente absorvente’.
Fase essa, em que se absorve todas as experiências e aspectos de vida e ambiente, línguas e cultura.
A mente absorvente de uma criança faz com que ela aprenda ainda o que não tenha vontade de fazer, tudo inconscientemente. Dessa forma, é essencial começar o processo de ensino de um segundo idioma!
Principais vantagens de uma segunda língua para o seu filho
Confira agora alguns dos principais benefícios de se aprender uma nova língua durante a infância. A saber:
1. Favorece o desenvolvimento cognitivo
As funções cognitivas da criança são estimuladas e o raciocínio é bastante compensado pela capacidade de se comunicar em um diferente idioma. Um benefício extra aqui é o fato de que o aproveitamento em outras disciplinas também passa a ser maior, devido ao cérebro se exercitar e trabalhar com uma maior rapidez e facilidade.
2. Promove socialização
A prática dessa atividade de se comunicar com outros coleguinhas e outras pessoas em um outro idioma, faz com o que os pequenos se sintam empolgados com essa nova descoberta e os tornem menos inibidos para se expressar em público.
3. Desenvolve a tolerância às diversidades
Durante o processo de aprendizado, além das habilidades cognitivas, a consciência das crianças e a forma como percebem as diversidades do mundo são dilatadas, desenvolvendo adultos mais tolerantes e acolhedores.
4. Encoraja o gosto pelo novo
Ao se expor e imergir no aprendizado de um novo idioma, a criança estimula sua curiosidade e vontade de se lançar no novo, explorando por si só as novas culturas e literaturas referentes à língua aprendida.
Como os pais podem ajudar no processo de aprendizado
A primeira recomendação é a de que os pais precisam ter bastante atenção e cuidado ao escolher a escola de ensino de novos idiomas para o seu filho.
É preciso estarem atentos aos valores e à filosofia da instituição, e observar se estão em plena concordância com os critérios da família, pois todo o processo de aprendizado envolve atenção à maturidade emocional e cognitiva dos pequenos.
Mais um alerta é o de que os pais também precisam estar envolvidos durante todo processo de aprendizado, sem cobrá-los com altas expectativas, pressões ou por resultados.
Uma outra forma de ajuda que os pais podem dar, é reagir de forma positiva às manifestações do pequeno após cada aula, de forma que ele se sinta mais seguro e confiante.
Agora que você já conhece todas as vantagens e a importância de um curso de idiomas para o melhor desenvolvimento do seu filho para toda a vida, basta seguir em frente e incentivá-lo!
Gostou do nosso conteúdo? Saiba mais então sobre 6 Atividades e Cursos para o seu Filho se Desenvolver!
Comentários do Facebook