O maior desafio dos pais é educar os filhos para torná-los cidadãos conscientes e independentes, repletos de valores e virtudes. Essa busca requer determinação, foco e amor, pois a trajetória é longa e, por vezes, difícil.
Nem sempre você vai acertar ou saber o momento ideal para falar ou ensinar determinadas coisas. Os pais também erram, mas isso faz parte da experiência, afinal, é assim que se aprende; o crescimento é conjunto.
Mas existem orientações que possibilitam mais leveza e excelentes resultados na educação das crianças. Confira algumas dicas valiosas.
O ponto de partida é saber que, para cada fase, há um jeito de conduzir a questão da responsabilidade. Aqui você confere todos os detalhes de cada período de vida, mas os pontos cruciais são:
0 a 6 meses: incentive o bebê a pegar brinquedos da própria idade e coloque-o para dormir de forma que pegue no sono sozinho, sem depender do colo ou da mamadeira.
6 meses a 1 ano: você já pode incentivá-lo a realizar algumas tarefas sozinho, como pegar a própria mamadeira da sua mesinha, segurar seu copo e pegar a comida com as próprias mãos.
A partir de 1 ano: ensine-o a guardar os próprios brinquedos após o uso.
Dois anos: hora de iniciar as tentativas de tirar a fralda.
Mais de três anos: deixe-o caminhar sozinho (sob sua supervisão). Outras tarefas mais complexas se iniciam a partir dessa idade. Saiba quais são.
- Vestir-se sozinho: dê assessoria quando necessário, mas deixe que ele se responsabilize;
- Organizar o quarto: mostre onde fica cada coisa e ensine-o como arrumar a cama;
- Recolher os brinquedos: combine com ele que após acabar de brincar, é necessário colocar todos os brinquedos no lugar;
- Cuidar da casa: peça ajuda para arrumar a mesa, recolher roupas sujas, retirar o lixo e cuidar dos animais de estimação;
- Hora de determinadas tarefas: mostre para ele que tudo tem seu tempo e que respeitar o horário das refeições, por exemplo, é algo sagrado, e não um momento de brincar, mexer no celular ou andar pela casa. Pode ser difícil, mas o esforço valerá a pena;
- Banho: ensine-o a tomar banho, como se limpar e se enxugar. Incentive-o a deixar o banheiro sempre organizado;
- Hora de começar e terminar: é essencial que a criança receba limites. Andar de bicicleta, jogar videogame, assistir à televisão e outras atividades precisam ter hora de começar e acabar, e você é quem define, não ele.
Além de estabelecer regras e incentivar a autonomia do seu filho, é preciso ensinar valores humanos. E a melhor forma de ensinar é dando o exemplo. Não dá para cobrar certas atitudes das crianças se elas não possuem referência dentro de casa. Lembre-se, também, que a escola é um local de aprendizado, mas as virtudes nascem do relacionamento com a família.
Portanto, demonstre sempre que possível:
- Respeito e amor aos animais;
- Responsabilidade financeira;
- Ações sustentáveis;
- Respeito ao próximo;
- Palavras generosas: “obrigado”, “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, “com licença”, “por favor”;
- Caridade e solidariedade;
- Gentileza;
- Gestos e palavras amorosas.
O diálogo é o pilar da relação de vocês. Abra o canal de comunicação com o seu filho para que ele se sinta à vontade para realizar perguntas e conversar sobre diversos temas com você. Também converse com ele a respeito da importância dos estudos e incentive a leitura. O conhecimento é transformador!
Falando nisso, gostaria de saber mais sobre como criar sua criança da melhor maneira possível? Confira este material “Tudo o que vocês precisam saber para se tornarem os melhores pais do mundo”!
Comentários do Facebook