Com o custo de vida aumentando cada vez mais, as responsabilidades pesando sobre os ombros, o trabalho estressante, o trânsito, entre mil outras coisas que fazem parte do dia a dia de homens e mulheres, acaba sobrando pouco tempo para os filhos.
Muitas vezes, quando os pais chegam em casa, os filhos já dormiram, e de manhã, é sempre aquela correria para se aprontar para o trabalho e escola, de modo que os pais e os filhos quase não se veem, nem se falam mais.
É verdade que é sempre bom passar a maior quantidade de tempo possível com os filhos, porém se a vida dos pais não permite a disponibilidade desejada, o segredo para cultivar uma boa relação familiar é investir na qualidade de tempo.
Dicas para passar um tempo de qualidade com seus filhos
Presentes não substituem o “estar presente”
Muitos pais acreditam que devem compensar os filhos do tempo que passam fora de casa, comprando brinquedos caros, mimos, doces, e fazendo-lhes todas as vontades.
Porém, para as crianças, não há nada mais prejudicial que isso: filhos precisam de carinho e atenção, não apenas de coisas materiais.
A satisfação gerada por esse sentimento será apenas temporária, trazendo depois apenas um vazio interior, e as crianças correm o risco de repetir esses comportamentos depois de adultos, valorizando o ter, sem saber como construir relacionamentos saudáveis com outras pessoas.
Educar sempre é preciso
Os filhos, para ter certeza do amor dos pais e verificar se estes se importam com eles, geralmente procuram testar os limites a respeito do que podem ou não fazer. Não pense que, ao permitir tudo, você estará sendo visto como bonzinho e compreensivo: os filhos interpretam a permissividade excessiva como desleixo e negligência.
Saber dizer não na hora certa é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu filho, e não é porque você o vê pouco que não pode educá-lo. Pelo contrário, deve mostrar a ele o que é certo e o que não é sempre que possível – você não tem todo o tempo do mundo para fazer isso.
Divirta-se com eles
Também não precisa se comportar como um general no tempo que está com seu filho: converse, brinque com eles, veja quais são suas atividades favoritas, tirem um dia para brincar no parque, almoçar fora, ou fazer um bolo ou alguma atividade prazerosa juntos – as crianças adoram isso.
Lavar o carro junto com o papai pode ser um programa e tanto para a criança no final de semana. Ou fazer compras, cuidar do jardim, visitar um zoológico, passear no shopping, etc. Você deve ter em mente que o importante não é tanto a atividade que se realiza, mas sim a experiência do compartilhamento e da proximidade mútua.
Tenha um momento diário com seu filho
Uns quinze minutos sobrando no dia todos têm. Então, que tal reservar esse tempo diariamente para passar com seu filho? Pode ser na hora de dormir, enquanto você conta uma história para ele e pergunta como foi seu dia; durante o café da manhã, onde todos se sentam juntos na mesa. Também pode ser depois do jantar, vendo o desenho favorito deles ou mesmo auxiliando na lição de casa.
O importante é que você estará lá todos os dias – ele sentirá que nunca está sozinho. Mesmo um beijo de boa-noite antes de dormir é importante. Esse é o momento de vocês – um momento de carinho e intimidade que ajudará muito a fortalecer os laços entre pais e filhos.
E você, como tem passado o tempo com seu filho? Compartilhe suas experiências conosco!
Comentários do Facebook