Antigamente, a preocupação dos pais com a segurança dos filhos se resumia a vigiar o que os pequenos faziam e com quem andavam quando estavam fora de casa. Já hoje, o cuidado se estende a uma atividade corriqueira no cotidiano dos jovens: o acesso à internet. Como terreno aberto, muitas crianças acabam vendo conteúdos impróprios na rede. Mas agora os pais podem ter um pouco de alívio, já que existe um buscador do Google para crianças, o Kiddle.
Ele funciona da mesma maneira que o buscador tradicional. Porém, suas opções são adaptadas. Com um simpático robô como símbolo, a nova ferramenta apresenta os três primeiros resultados da busca voltados para o público jovem. Os demais, atingem o público geral, mas ainda assim são filtrados.
Interface atraente para as crianças
A interface da ferramenta é cheia de cores e bem atraente para as crianças. Aparecem miniaturas dos itens procurados, o que facilita a identificação do conteúdo. Além disso, as letras que formam as palavras são maiores, facilitando a leitura. A ferramenta conta com editores que se preocupam em selecionar os itens que são exibidos primeiro.
Kiddle como página inicial
Para garantir que as crianças utilizem apenas o Kiddle para realizar buscas na internet, é interessante colocar o site como página inicial no computador ou no aparelho que elas utilizam. É fundamental que os primeiros acessos dos pequenos à rede sejam acompanhados e que a criança se acostume a acessar os conteúdos por meio do buscador.
Evita resultados impróprios
As crianças estão crescendo totalmente rodeadas de tecnologias digitais. É muito comum o contato desde cedo com computadores, tablets e, principalmente, smartphones. A segurança dos relacionamentos delas nesses meios se tornou uma preocupação fundamental e inevitável.
Isso porque o contato com conteúdos impróprios acaba se tornando uma situação de difícil controle. Seja por curiosidade ou em meio a buscas para pesquisas escolares, resultados indesejados aparecem mesmo sem querer. Uma ferramenta como o Kiddle é uma maneira de os pais se tranquilizarem quando não podem acompanhar o acesso dos filhos à internet 24 horas por dia.
Conteúdos barrados no buscador do Google para crianças
Quando a criança busca detalhes da vida de uma celebridade, por exemplo, podem aparecer passagens impróprias, como nudez, problemas com álcool, drogas e violência. Com o buscador, esses conteúdos são filtrados e destacam-se apenas informações publicáveis para crianças.
Alguns termos são totalmente barrados e exibem apenas um alerta de “Bad Words” (palavras ruins) na tela de busca. Se a criança pesquisar palavrões ou por termos que levam a conteúdo adulto, o robô aparece dizendo para recomeçar a busca.
Afinal, já estava na hora de a maior empresa de mídia do mundo pensar na aflição dos pais em relação a esse problema. O buscador do Google para crianças ajuda na tarefa cada vez mais difícil de vigiar os filhos e garantir que eles não tenham contato com conteúdos que exigem maturidade.
Mas, apesar dos avanços da tecnologia, nunca é demais lembrar que a conversa e os olhos dos pais são as principais ferramentas para uma educação e um desenvolvimento saudável dos pequenos.
E você, o que acha que é necessário para garantir a segurança das crianças na internet? Deixe seu comentário!
Comentários do Facebook