O uniforme é parte crucial da sua estratégia de diferenciação da concorrência no mercado. Os clientes se lembrarão da sua marca com maior facilidade se os colaboradores estiverem bem vestidos e com o logotipo da sua empresa estampado no uniforme durante o trabalho.
Porém, definir o uniforme ideal sempre envolveu alguns questionamentos e dúvidas. Para resolver isso, nesse post explicaremos alguns mitos e verdades que você precisa saber antes de definir o uniforme para a sua empresa. Acompanhe!
1. Vou escolher um uniforme que agradará a todos na empresa
Mito: o uniforme pode até agradar a maioria, mas não todo mundo. As pessoas possuem gostos diferentes e bem peculiares que podem atrapalhar na hora de você definir o uniforme. A solução é você fazer uma pré-seleção dos modelos mais alinhados com a imagem da empresa considerando cores, tipos de tecidos, caimento e outros aspectos que achar importante.
Depois, faça uma demonstração dos modelos pré-selecionados para os profissionais. Veja qual agrada mais a maioria. A escolha pode ser feita com base nessa pesquisa, mas não deve fugir a estratégia de alinhamento com a imagem do negócio.
2. Tecidos com poliéster amarrotam menos
Verdade: os tecidos que possuem poliéster em sua composição facilitam na hora de passar tirando rapidamente qualquer amassado. Caso ele não seja torcido após a lavagem e seja pendurado esticado, secará sem amarrotar muito e, muitas vezes, nem será preciso passar o ferro. Os uniformes fabricados a base de poliéster também secam mais rápido do que os tecidos 100% algodão e duram muito mais.
3. O uniforme que eu escolher irá durar por anos
Mito: mesmo utilizando tecidos de microfibra 100% poliéster, os uniformes perdem o brilho e ficam com as cores desbotadas devido ao número de lavagens, exposição aos raios de sol e uso extremo. Lembre-se que o uniforme é uma roupa que será usada todos os dias da semana e, por isso, registram desgastes mais acelerados do que as nossas roupas comuns. Nesses casos, mesmo que o profissional seja cuidadoso e conservador, dificilmente o uniforme estará intacto após dois anos de uso.
O correto é realizar a troca de uniformes anualmente, já que após oito meses de uso começa a perder a cor e o brilho. Porém, caso escolha um tecido a base de poliéster, dá para esperar mais alguns meses e realizar a troca com no máximo um ano e meio (18 meses).
4. Uniformes de trabalho não podem ter estilo
Mito: muitas pessoas acreditam que o uniforme não pode ter estilo. Mas, caso você já tenha visitado um centro empresarial de grandes negócios ou workshops de grandes empresas e segmentos de luxo, deve ter visto que isso não é verdade.
É possível agregar estilo, beleza e conforto em um único uniforme. Isso vai depender do tipo de tecido, cores, cortes e costuras escolhidos, bem como os fatores de ambiente de trabalho propício. Portanto, o uniforme pode sim contribuir para o estilo e elegância dos profissionais da sua empresa, bem como melhorar a imagem dela.
5. Uniformes de trabalho são feitos com materiais ruins
Mito: os uniformes são feitos com os materiais que você escolher. Existem diversas opções que oferecem maior resistência e durabilidade sem perder a beleza e o conforto. O uniforme não deve ser encarado como uma despesa, mas um investimento de marketing. Afinal, ele será responsável por agregar imagem a sua marca no mercado.
E aí, tem mais alguma dúvida? Deixe um comentário com a sua opinião e experiência abaixo!
Comentários do Facebook