Por que não usar uniformes na sua empresa? Por nenhum motivo! O uso de uniformes pelos funcionários só traz vantagens e é uma ótima estratégia de empoderamento, inclusão e reforço da imagem da sua marca. Uma equipe uniformizada transmite organização, credibilidade e segurança. Além de tudo isso, profissionais com uniforme passam muito mais profissionalismo!
Toda empresa possui uma identidade visual. Um logotipo, traços, cores e imagens que representam a missão e visão da marca, personalidade da empresa e outras mensagens escolhidas para serem passadas. Além de usar essa identidade visual na decoração dos escritórios, sites e materiais gráficos, estabelecer uniformes com essas mesmas referências são uma ótima maneira de fazer com que os seus funcionários representem sua marca de maneira bem objetiva.
O uso de uniformes é um alívio tanto para empresa quanto para o funcionário. Para empresa, é menos um fator de preocupação com orientações sobre a adequação da vestimenta ao ambiente corporativo, uso de decotes, roupas justas ou informais. Para o funcionário, também é vantagem, pois ele não precisa investir em roupas novas para ir trabalhar e não precisa perder tempo de manhã escolhendo a sua combinação.
Com o uniforme, todos os colaboradores ficam vestidos de acordo com o ambiente e sem disparidades. Evita-se comentários sobre as vestimentas após reuniões e palestras e também acabam-se os preconceitos com estilos de roupa muito ousados ou diferentes.
Uniforme pode ser obrigatório?
Sim. Se a empresa quiser, ela tem autonomia para definir isso como uma regra do ambiente de trabalho. O ideal é que se estabeleça uma política sobre o uso do uniforme, que oriente o funcionário sobre o porquê do uso, onde adquirir e como cuidar das peças.
Se o uniforme for rejeitado pelos seus funcionários, você pode abrir um canal de discussão para entender quais questões não estão agradando. Pode ser por causa do modelo ou do tecido. Então, perceba que tipos de roupas deixam todos mais à vontade e elabore um modelo de uniforme que seja confortável para todos, ou pelo menos para maioria.
Também é importante deixar bem claro quais são as peças que compõem o uniforme, como ele deve ser arrumado (detalhes e golas) e se há obrigatoriedade de um sapato específico. Caso a empresa opte por padronizar os sapatos, é ela quem deve oferecer os calçados para os funcionários, sem custo algum.
Junto das orientações, também é importante orientar os funcionários a não personalizarem ou modificarem os uniformes. Calças não devem ser ajustadas, blusas acinturadas ou mangas cortadas. Se a ideia é criar um padrão, essas alterações só atrapalham e distoam.
Dicas para um uniforme ser bem aceito pelos funcionários
1 – Praticidade
Escolha tecidos que não amassem e sejam fáceis de lavar e secar. Como as peças serão usadas todos os dias, os funcionários precisarão estar constantemente lavando e por isso é preciso que esse processo seja o mais simples possível.
2 – Padrão
Cores escuras costumam ser mais bem aceitas. Outra vantagem é que elas transmitem profissionalismo, respeito e favorecem todos os tipos de corpo. Portanto, se a cor da marca da sua empresa é mais chamativa, como vermelho ou laranja, ou mais claro, como turquesa ou verde água, prefira colocar essas cores nos detalhes do uniforme, ao invés de em todo tecido.
Prefira tecidos lisos, sem estampas, para que os funcionários não se enjoem rapidamente das peças.
3 – Temperaturas
Certifique-se que o modelo e tecido de uniforme escolhido é adequado para a temperatura da cidade da sua empresa e climatização do ambiente de trabalho. Uma boa ideia é ter duas opções de uniformes, uma para o verão e outra para o inverno. Em cidades mais frias, um cardigã unissex pode fazer parte do conjunto do uniforme, para que os funcionários não usem qualquer casaco por cima de suas roupas e escondam a identidade visual da empresa.
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