Um momento interessante e importante da infância é quando a criança aprende a se vestir sozinha. Alguns pais acabam adiando essa fase, porém, o recomendado é incentivar a independência e a autonomia o quanto antes. Esse momento de aprendizado e amadurecimento é fundamental porque está diretamente ligado ao desenvolvimento cognitivo e motor. Se você tem filhos pequenos, comece deixando-os vestir o uniforme sozinhos. Você vai ver que eles são capazes.
E mais: as crianças vão ter prazer em conseguir fazer as coisas por si mesmas. É importante que pais e a escola ofereçam este estímulo de forma simultânea. As escolas, geralmente, motivam e ensinam as crianças a escovar os dentes, pendurar a mochila, organizar seu material escolar, comer e entrar na escola sozinhas. Deixa-lo se vestir sozinho é sua parte!
A hora de começar a se vestir sozinho
Quando seu filho começar a vestir seu uniforme sozinho, estimule-o, também, a cuidar das peças. Mostre como ele deve observar toda a vestimenta e os sapatos para ver se estão em bom estado, sem manchas ou descosturas. Ensine-os a guardar e colocar pra lavar quando for o caso.
Deixe, ainda, as crianças escolherem as demais roupas. Pode ocorrer de elas quererem ir de luvas e cachecol em pleno verão. Se insistirem muito, deixe-as irem. Elas mesmas vão perceber que passar muito calor é ruim e no dia seguinte desistirão da ideia. Uma dica é você mesma escolher três jogos de roupas que estão de acordo com a ocasião e o clima e deixá-las optar por uma delas. Trata-se de um importante marco psicológico e emocional, já que a criança vai ter a sensação de independência.
Ao fechar um botão ou tentar amarrar um cadarço de sapato, a criança está exercitando a capacidade de motricidade fina. O mesmo ocorre ao manusear zíperes e fivelas, por exemplo. Esta habilidade é a mesma que ela vai precisar para escrever e desenhar, por isso é tão importante!
E não vale culpar a falta de tempo e a correria antes de ir pra escola para não deixar a criança errar e tentar de novo. Ela vai precisar de tempo e se não der pra ser antes de ir para a escola, que seja no final do dia, na hora de por o pijama.
Mas, afinal, quando começa esta fase?
Por incrível que pareça, antes de aprenderem a se vestir, as crianças aprendem a tirar a roupa e os sapatos. Segundo os médicos pediatras, a partir de um ano e meio, os bebês já são capazes de tirar suas próprias meias, por exemplo.
Logo depois, aprendem a tirar o sapato e as calças. Com três anos, começa o interesse em por vestidos, camisetas e adereços, como tiarinha, fivela de cabelo e cinto. Aliás, é bom lembrar que as meninas começam a querer se vestir sozinhas mais rapidamente que os meninos.
Alguns autores atribuem este fato à vaidade, que seria inerente ao sexo feminino. Mas não há comprovação desta tese.
A etapa de se vestir sozinho também reserva algumas emoções para as crianças e os pais devem estar atentos. Uma camiseta muito justa colocada de forma errada pode emperrar na cabeça e a criança sozinha não consegue se desvencilhar. Se a dificuldade não oferecer risco à criança, evite se antecipar fazendo a tarefa antes que ela. Ao contrário, quando tudo dá certo, aproveite o momento para elogiar e reconhecer uma tarefa bem feita. Isto motiva as crianças a aprender mais.
Fantasias só quando a escola permitir
Uma coisa muito comum nessa fase é a criança querer ir pra escola com roupas de festa, fantasias ou peças do sexo oposto, por exemplo. Nada de discussão ou muito estresse antes de ir para a escola. Aproveite e converse com seu filho explicando a importância do uniforme e pra que ele serve. Algumas escolas liberam um dia para todos irem de fantasias, aí sim a bagunça está autorizada.
Nesta fase da vida, toda a família deve se envolver na progressão da aprendizagem, estimulando, motivando, reconhecendo e ajudando sempre que for preciso. Com uma boa dose de paciência e persistência, as crianças rapidamente estarão se vestindo sozinhas e até cuidando da organização e limpeza de seus uniformes e demais roupas.
E sabemos que todo filho merece o melhor, mas você está pronto para dar o seu? Baixe gratuitamente agora nosso KIT: Tudo o que vocês precisam saber para se tornarem os melhores pais do mundo!(parte 1)
E se você já teve alguma experiência importante nesta fase da vida da criança, não deixe de contar pra gente!
Comentários do Facebook