De acordo com o livro Einstein Teve Tempo para Brincar, das educadoras norte-americanas Diane Eyer, Kathy Hirsh-Pasek e Roberta Michnick, toda criança nasceu para se tornar um gênio em línguas. Porém, o pequeno só aprenderá se o idioma tiver um significado emocional para ele. Por exemplo, se o avô é sueco ou se a mãe tem o hábito de falar chinês em casa. A simples exposição à conversa é o suficiente para que o cérebro da criança seja sensibilizado pelas estruturas fonéticas e semânticas do idioma.
Mas, qual a idade correta para os pais colocarem os seus filhos em uma escola de idiomas? Existe uma hora certa para o seu filho começar a estudar uma nova língua sem que o desenvolvimento dele seja prejudicado? No post de hoje, você descobrirá tudo isso!
Existe uma idade correta para começar a aprender um novo idioma?
Na realidade, de acordo com relatos de pesquisadores, não existe idade certa para aprender um novo idioma e sim períodos da vida em que a pessoa tem uma maior facilidade em aprender uma língua estrangeira. Sem dúvida, a infância é melhor época, pois, nesta fase, a criança ainda está em desenvolvimento da fala e consegue assimilar e aprender muito mais rápido e com mais fluência do que um adulto.
Como cada faixa etária se adapta ao estudo de uma língua estrangeira?
Os especialistas são unânimes em concordar que o aprendizado de um novo idioma traz benefícios para o desenvolvimento da criança desde os primeiros anos de vida, mas alertam para algumas precauções que devem ser tomados em cada faixa etária, para não atrapalhar o desenvolvimento da criança. Confira abaixo:
Estudo de um novo idioma até os quatro anos de idade
Você sabia que o cérebro de crianças até quatro anos de idade funciona como uma biblioteca? Surpreendente, não é mesmo? Para se ter uma ideia, quando a criança é uma recém-nascida, as primeiras informações e experiências são como os primeiros livros a chegarem nessa biblioteca. Mas, infelizmente, não existe ninguém ainda para organizar os livros nas estantes, por isto, é tão necessário que o aprendizado seja bem lúdico.
Nesta fase, a biblioteca está “desorganizada” porque o hipocampo, área do cérebro responsável pela memória de longa duração, não está completamente desenvolvido. Podemos dizer metaforicamente que o bibliotecário começa a trabalhar no cérebro das crianças entre quatro e seis anos. Dessa forma, antes da formação do hipocampo, a criança pode até aprender algumas palavras em outro idioma, porém não vai conseguir se recordar depois.
-
O que esperar do aprendizado em crianças de até quatro anos?
Até os quatro anos de idade a criança tem a capacidade de dominar aproximadamente 1.500 palavras e compreender frases simples do ambiente escolar.
Para os especialistas, não faz sentido colocar os pequeninos em aulas mais puxadas, pois, nesta fase, eles podem tomar repulsa ao aprendizado de um novo idioma. Assim, o ideal é o ensino por meio de brincadeiras e joguinhos. Além disso, esta fase é ideal para o aprendizado sem sotaque, pois, nesta idade, as crianças assimilam melhor novos fonemas.
Estudo de um novo idioma entre cinco e dez anos de idade
Nesta etapa de desenvolvimento, a criança deve ser estimulada a aprender a língua, uma vez que ela está na fase de alfabetização. Entre cinco e dez anos, a criança tem a capacidade de dominar aproximadamente cinco mil palavras. Além disso, ela pode entender letras de música e ler e escrever textos pequenos.
-
Meu filho pode aprender um novo idioma ao mesmo tempo em que é alfabetizado?
Os especialistas explicam que, apesar das crianças nessa etapa de desenvolvimento estarem na fase de alfabetização, não é recomendado que o aprendizado de um novo idioma ocorra simultaneamente com a alfabetização. Eles também relatam que para construir uma base do novo idioma no cérebro em longo prazo é recomendado que os pequenos comecem cedo em uma escola de idioma e fiquem nela até os 10 anos de idade.
Estudo de um novo idioma a partir dos 11 anos de idade
A partir desta etapa de desenvolvimento, a criança tem a capacidade de aprende novas palavras de outro idioma, fora da sua língua natal em um período de tempo. Por exemplo, nesta fase, a criança pode dominar aproximadamente 10 mil palavras, fluência oral e capacidade de assistir a filmes sem legenda. Para os cientistas, o cérebro está na melhor etapa para o estudo de palavras novas de outro idioma em um menor período de tempo, pois as estruturas formais da língua mãe já se consolidaram.
Matricular o seu filho em uma escola de idiomas é um investimento certo que você fará. Mas quanto isso vai custar a longo prazo? Saiba quanto custa criar um filho até os 23 anos de idade.
Comentários do Facebook