Com o fim das férias, muitas crianças, acostumadas a acordar mais tarde, brincar muito e não ter que fazer lição de casa, acabam sendo tomadas por um clima de melancolia e desânimo. Mas há como contornar essa situação com algumas medidas bem simples que podem ser tomadas na reta final das férias. Se você quer ver seus filhos cheios de entusiasmo e energia para volta às aulas, siga as dicas a seguir. Elas vão manter o ânimo das crianças em alta para o retorno da rotina de estudos não só na escola, como também em casa.
5 Dicas para envolver e animar a criança para a volta às aulas
1 – Hora de comprar material!
A compra do material escolar é uma tarefa na qual você pode contar com a ajuda da criança. Com a lista em mãos, leve seus filhos com você às lojas para que ele comece a sentir o clima de retorno às aulas.
Aproveite a ocasião para ensiná-los sobre o valor das coisas. Não compre tudo que eles pedem, mostre o quanto um caderno, por exemplo, pode ser mais caro somente por causa de uma estampa na capa com o personagem do desenho que está na moda.
Incentive-o também a doar o que ele não vai usar mais. Muitas escolas, inclusive, promovem bazares de troca. Incentivá-los a participar de tudo isso é um ótimo jeito de despertar nas crianças o senso de solidariedade e consumo colaborativo. E claro, fazendo tudo isso, elas vão estar mais envolvidas com o dia a dia da escola e mais animadas para retomar às atividades na escola.
2 – Hora de acordar!
Durante as férias, é natural que as crianças durmam mais tarde e acordem mais tarde também! Mas em época de escola isto não é recomendado. Já está provado que criança que dorme de 8 a 10 horas por noite tem melhor desempenho escolar. Por isso, é bom ir ajustando aos poucos os horários da nova rotina, com alguma antecedência.
Uma semana antes de começarem as aulas, vá tirando meia hora por dia do tempo que seu filho fica acordado à noite e do horário que ele acorda de manhã. Assim, o organismo vai se acostumando e ela não vai sofrer tanto quando tocar o despertador.
3 – Hora de estudar no lugar certo!
Se for possível e houver espaço na sua casa, prepare um cantinho de estudos para o seu filho. A luz deve ser boa e o espaço, mesmo que pequeno, precisa ser arejado. Cuide para que a cadeira seja confortável e a mesa na altura certa para criança sentar com a coluna ereta. Se o tamanho dela ainda não for suficiente para ela alcançar a mesa, com os cotovelos devidamente apoiados, improvise algo para levantar a altura do acento, como colocar uma almofada.
Você pode, inclusive, passar algumas tarefas para a criança já se acostumar com o cantinho de estudos, mesmo antes da volta às aulas oficial. Reveja o conteúdo do final do ano passado e peça para ela praticar contas ou a leitura de algum texto, conforme o estágio de aprendizado que ela estiver.
4 – Hora de brincar com o amiguinho da escola!
Uma coisa que funciona muito bem nesta época é chamar algum amigo da escola para brincar na sua casa. Ou combine um piquenique num parque da cidade e chame a mãe e o coleguinha para se juntar a vocês. O fato da criança voltar a conviver com quem ela está acostumada a estar na escola vai animá-la a voltar às aulas para reencontrar o coleguinha.
5 – Hora de rever o uniforme escolar!
Chame seu filho para avaliar junto com você as peças do uniforme do ano anterior. Vejam os shorts, as bermudas, as camisetas, os agasalhos, meias e calçados. Vejam o que ainda serve e pode ser reaproveitado. Separe os itens que não servem mais, porém estão em bom estado, para trocar na escola com os demais alunos. Peça para a criança ajudar a escrever a lista do que precisará ser comprado. Desta forma, ela se anima para voltar às aulas e ainda treina a escrita e a leitura.
Deixar o seu filho animado para a volta às aulas é uma tarefa não só necessária do ponto de vista prático, para o restabelecimento da rotina, como também essencial para que a criança perceba o valor que a escola tem, fazendo-a encarar o estudo de uma forma positiva. Com as dicas listadas acima, você terá ótimas oportunidades para mostrar ao seu pequeno a importância do aprendizado, da organização diária, do convívio com os coleguinhas, dentre outros.
Gostou das nossas dicas? Você tem alguma outra sugestão de como fazer as crianças se animarem para volta às aulas? Conte pra gente nos comentários!
Comentários do Facebook