Todo ano a história se repete: começam as aulas e, além da compra do material escolar, é hora de trocar os uniformes para o novo ano letivo. Crianças crescem, engordam, emagrecem, enfim a virada do ano significa mudanças físicas e os uniformes escolares precisam atender essa nova forma, sem falar nos desgastes naturais das peças. Vamos ver aqui quais as situações em que vale a pena comprar um uniforme novo para o seu filho.
Quando comprar uniforme?
Há várias situações em que é preciso comprar novos uniformes. Claro que vai depender muito da criança que vai usá-los mas, normalmente, um ano de uso já demanda novas peças. No período de volta às aulas, é preciso dar uma pausa na correria e analisar todos os itens dos uniformes escolares para decidir o que comprar e, ainda, como reaproveitar os artigos que estejam em bom estado.
O que levar em conta na hora de comprar novos uniformes
Use lista da escola como base
Pegue a lista de uniformes da escola. Os estabelecimentos de ensino exigem o uso de uniformes para os estudantes, mas de ano para ano, pode ser que haja alguma mudança – uma peça nova pode ser introduzida, por exemplo. A relação do que deve ser comprado, muitas vezes, também detalha os critérios de escolha e também dá dicas de onde comprar.
Prepare sua própria lista
Faça sua própria relação com as quantidades ideais segundo o seu crivo. Nem sempre é necessário comprar tudo que a escola solicita porque você conhece mais o seu filho. Ele sente muito frio? Prefere as calças compridas ou as bermudas? Enfim, leve em conta o jeito de ser do seu filho. Conforme a idade dele, chame-o para ajudar nestas definições.
De olho no que você já tem
Avalie o estado de cada peça e chame a criança para experimentar todos os itens: calças, camisetas de manga curta, camisetas de manga longa, moletons, jaquetas, shorts, shorts-saia, bermudas, meias, sapatos. Se o tamanho não servir mais, mas a peça estiver em bom estado, veja se não é possível passar para o irmão mais novo ou levar na escola para trocar com algum colega.
Doar faz bem
Uma alternativa para as peças eventualmente descosturadas ou com uma parte do tecido esgarçada é doar para instituições de caridade ou ONGs. Algumas delas têm oficina de costura para reformar e adaptar as peças de uniformes escolares usadas com o objetivo de atender crianças carentes. Aproveite esta oportunidade para ensinar ao seu filho o valor dos atos de solidariedade.
Compras online
Se você está sem tempo para ir a uma loja física, aproveite a possibilidade comprar o uniforme na internet. Hoje em dia os sites especializados na venda de uniformes escolares estão bem estruturados para atender os pedidos virtuais. Desta forma, você foge das filas para pagar e do trânsito. Além disso, é possível economizar também. Algumas lojas virtuais dão desconto a partir de um determinado número de peças compradas.
Por isso, vale a pena comprar tudo de uma vez, não somente para aproveitar esses descontos em escala, mas também para economizar no frete. Quem escolher esta opção simples, prática e segura deve se atentar para a data da entrega das peças compradas.
Não adie suas compras
Procure também não deixar para a última hora. Quando a procura é muito maior, pode haver uma alta dos preços e também menos opções de tamanho, por exemplo. Comprar com antecedência pode fazer a diferença. Adquirindo antes, você pode também aproveitar alguma eventual promoção.
Portanto, para saber se você deve ou não comprar um uniforme, avalie as peças que você já tem, verifique se a escola fez alguma mudança no uniforme e leve em consideração também o comportamento do seu filho e o uso que ele faz das peças. Lembre-se de fazer isso tudo com antecedência, para evitar imprevistos e também para conseguir os melhores preços.
Continue preparando o seu filho para a volta às aulas: saiba como aliviar o peso da mochila.
Comentários do Facebook